Bem estar

Enxaqueca Menstrual, Dor de Cabeça: Saiba como combater

enxaqueca menstrual

No mundo existem um número em idade reprodutiva, é são expostas mensalmente por várias manifestações que se começam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. A enxaqueca menstrual, está diretamente ligada à esse período da menstruação,
A dor de cabeça, enquanto manifestação pré-menstrual, pode acontecer em até vinte por cento das mulheres, mas para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60 por cento informam desencadeamento ou piora das crises durante a menstruação. Além da dor de cabeça, essas crises de enxaqueca podem manifestar enjoo, vômitos, hipersensibilidade à luz, barulho e cheiros, além de múltiplos outros sintomas.

Pré-Menstrual, Intra-Menstrual e Pós-Menstrual

A dor de cabeça e a enxaqueca menstrual não necessita ocorrer exclusivamente antes da menstruação, podendo ter possibilidade de ocorrer durante ou depois desse período.

Quanto tempo dura?

Não conseguimos definir se a enxaqueca possui verdadeiramente um padrão menstrual previsível. Vamos avaliar: se as crises normalmente acontecem mais de 7 dias antes ou depois da menstruação, então com certeza não se pode definir essas crises de enxaqueca menstrual.

Já se a crise e/ou piora da dor de cabeça acontece, previsivelmente, num período de no máximo 2 dias antes ou depois da menstruação, todo mês ou quase sempre, então, podemos nos mencionar a esse quadro como sendo realmente de padrão menstrual.

Você tem enxaqueca desde o início do seu período menstrual?

Existe uma forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em grande parte das mulheres.

Muitas iniciam a ter suas primeiras crises de enxaqueca na adolescência, quando está próxima da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também e um sinal, para muitas, o início de um período mensal de desconforto menstrual – e para algumas, de verdadeiro aflição – devido a problemas que podem acompanhá-la, entre os quais, a dor de cabeça e a enxaqueca.

A enxaqueca vai muito além do que uma simples dor de cabeça

Quando a enxaqueca menstrual aparece, pode acompanhar-se de outros sintomas menstruais, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensação de inchaço no corpo, cólicas abdominais situadas na região do baixo ventre, manifestas pelo nome de cólica menstrual.

Outras mulheres expõem quadro alternante, isto é: num mês exibem cólicas e no outro, enxaqueca e/ou dor de cabeça.

Existem mulheres em quem a enxaqueca menstrual vem fraca, de modo que umas acabam se conformando com este pequeno mal, administrando a dor de cabeça e demais sintomas por conta própria com ou sem analgésicos.

Porém, outras mulheres expõem agravamento muito importante da enxaqueca na menstruação e sofrem com dor de cabeça muito forte nesse momento, que as impedi de realizar qualquer atividade, forçando a permanecer literalmente de cama, incapacitadas.

Pode acontecer até quantos dias antes ou depois da menstruação?

A enxaqueca menstrual pode ter começo alguns dias antes da menstruação e persistir até a chegada da mesma, quando então, simplesmente, desaparece.

Ou então, a enxaqueca menstrual pode persistir ao longo dos dias da menstruação, indo embora ao final da mesma.
Ou ainda, a enxaqueca menstrual pode continuar por alguns dias apôs o fim da menstruação.
A dor de cabeça pode ameaçar justamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia, ou persistir por mais tempo, até o final da menstruação ou um pouco depois.
O que pode está causando a enxaqueca menstrual?
A enxaqueca menstrual , como outros sintomas do tipo cólicas, TPM, sangramentos excessivos e/ou prolongados, flutuações de humor, irritabilidade, agressividade, atrasos ou adiantamentos da menstruação (quando a menstruação atrasa ou adianta muitos dias), pode está acontecendo devido a um desequilíbrio hormonal.
Como combater a enxaqueca menstrual

Algumas dicas para combater a enxaqueca menstrual são:

• Tomar qualquer analgésico ou anti-inflamatório;
• Repousar;
• Evitar locais com muita iluminação;
• Abrandar o ritmo de trabalho;
• Respirar devagar;
• Alimentar-se perfeitamente dando prioridade as frutas e aos legumes.

A enxaqueca menstrual é de origem hormonal e só vai embora realmente quando o sistema hormonal se moderar após os 2º ou 3º dia da menstruação. Uma escolha natural é investir no chá de gengibre para suavizar o desconforto.

E indicado algum tratamento ?

Antigamente o tratamento da enxaqueca era apenas para os momentos das crises, atualmente há, além dos analgésicos e medicações exclusivas mais modernas (como os triptanos), medicações como os profiláticos que impedem a dor e também auxiliam a diminui-la a médio e longo prazo. Alguns métodos alternados também estão cada vez mais em voga, como acupuntura, estimulação magnética transcraniana.

E indicado algum Chá para combater a enxaqueca menstrual ?

Um chá indicado para combater a enxaqueca menstrual é tomar o de gengibre porque ele tem uma ação analgésica e anti-inflamatória que auxiliam a diminuir a dor.

Ingredientes

• 1 cm de raiz de gengibre
• 1/2 copo de água fervente

Modo de preparo

Alocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante 10 minutos. Esperar esfriar, coar e beber a seguir.
Acrescentar o gengibre em pó no suco de laranja natural acabado de fazer também é uma ótima alternativa

Leave a Response